terça-feira, 5 de julho de 2011

Ilusões Pesadas



O livro me chamou a atenção pela idade do escritor quando finalizou a história, 18 anos. É a estreia de Sacha Sperling no mundo da literatura. O livro conta a história de Sacha Winter, 14 anos, um alter ego do autor.

Sacha vive em Paris, filho de pais ricos e ausentes. Acompanhamos o cotidiano do jovem e seus amigos entediados e com dinheiro para gastar, o envolvimento de Sacha com drogas e a descoberta do sexo. O livro é bem pesado na maior parte do tempo e bem clichê em muitos momentos. Sacha desenvolve uma amizade conturbada que envolve muito sexo e angústia, com um garoto chamado Austin, de personalidade destrutiva e o livro gira basicamente em torno disso.

“Enfiei algodão dentro do meu All Star. Não é fácil entrar em boates com 14 anos. Pegamos um táxi. Gastamos um tempo até achar Sam, o amigo de Augustin que vai nos ajudar a entrar na Scream. Ele está ocupado cheirando umas fileiras no assento da scooter. Ele nos oferece. Aceitamos. Eu sei como fazer, aprendi nos filmes. Mesmo assim, tremo ao aproximar a nota doespelhinho de bolso. É amargo."

Não sei se não estava no pique ao ler, de reviver toda aquela crise existencial que existe quando temos 14 anos. Por mais que eu tenha lido o livro de uma só vez, não chamou muito minha atenção. O texto de Sacha Sperling foi muito elogiado, mas eu achei na verdade que estavam mais impressionados com a idade dele. O texto é cru, em vários momentos parece um diário normal de qualquer adolescente, é clichê demais. O personagem central está na maioria do livro alcoolizado ou chapado, ou fazendo sexo. Pode ser que o livro te leve a uma breve reflexão e te traga lembranças da sua adolescencia. Enquanto lia parei alguns momentos para lembrar de uma história ou outra, mas é só.

“Você não me daria a idade que eu tenho. A minha idade, de todo o jeito, eu me empenho em perdê-la”.

Nenhum comentário: